Blog | ContadorX

10 pontos fundamentais na hora de contratar uma contabilidade

Precisa escolher um escritório contábil? Veja abaixo alguns dos pontos mais importantes na hora de contratar um serviço de contabilidade!

1. Ética e competência técnica
Opte por contadores que estão no mercado para te ajudar a fazer o que é certo. Fuja de jeitinhos, pois, quando a bomba estourar você vai acabar ficando sozinho. Utilize sua assessoria contábil para entender mais sobre as alternativas legais, sobre o que pode ou não pode fazer. Um bom planejamento de impostos, adequado para sua realidade e que assegure que você não está pagando mais impostos do que precisa, pode ser a diferença entre ter sucesso ou não em sua atividade.

2. Ser referência
Quando falamos em prestação de serviços, ter referência de outras empresas é um bom indicador. Amigos, empresários ou mesmo a mídia especializada podem ser boas fontes. Estar inscrito no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) é FUNDAMENTAL e uma garantia de que sua empresa terá suas obrigações fiscais e legais feitas por um profissional legalmente habilitado para tal. Afinal, você toparia ser operado por um médico que não fez uma faculdade de medicina, que não está inscrito no conselho de medicina?

3. Ser especializado em mais de um município
Alguns aspectos da legislação muda de município por município, por exemplo, questões como a retenção de impostos ou uma simples emissão de notas fiscais. Então é relevante que o escritório contábil esteja preparado para atender o seu município e dominar o impacto da legislação quando o seu cliente está situado em outros municípios. Por exemplo, uma empresa com sede fora da cidade de São Paulo, para prestar serviço em cliente de São Paulo deve se cadastrar no CPOM, caso contrário, o prestador de serviço deverá pagar impostos para dois municípios. Este é o tipo de dica que o seu contador deve dar.

4. Bons relatórios
Para uma trajetória de sucesso empresarial, ter um bom conhecimento do que está acontecendo com os números de sua empresa pode ser fundamental. Já ouviu falar no amigo que tinha uma empresa que vendia bastante mas quebrou? Pois é, isso é mais comum do que imagina. A burocracia e legislação fiscal do Brasil é muito complexa, o que toma boa parte do tempo do contador. Na hora de contratar uma assessoria contábil, entenda exatamente o que faz parte dos serviços contratados, procure estabelecer as condições para que a mesma te forneça bons relatórios de gestão, e se necessário, ajuste os honorários para essa consultoria. Mais uma analogia com a medicina, bons relatórios são o raio-x do seu negócio!

5. Acompanhamento
Ainda que o regime tributário da sua empresa seja o “Simples”, acredite, sua empresa tem obrigações mensais que podem implicar em multas de até R$ 5 mil ao ano. Um acompanhamento mínimo do próprio empresario, como emissão de certidões negativas ou solicitação de balancetes mensais são consideradas boas práticas. Quando por exemplo uma certidão negativa da empresa não é emitida pelo governo, significa que existe algum problema (imposto não pago, obrigações não entregues por seu contador ou algum erro simples que precisa ser corrigido). Faça isso pelo menos uma vez a cada 3 meses.

6. Preço
Os valores variam bastante. Os sindicatos (SESCON e SESCAP) em geral recomendam que os escritórios cobrem a partir de 80% de 1 salário para quem fatura até 10 mil. Além disso, são cobrados 13ª mensalidade em dezembro e a maioria dos contratos costumam prever outros valores adicionais por declarações que são obrigatórias, como RAIS, DEFIS, DIRF, CAGED, DIMOB, DIMED e outras. Veja exatamente o que está incluído nos honorários cobrados pelo seu contador!

7. Acessibilidade e sistemas de gestão
Alguns escritórios tem usado a tecnologia para gerar mais valor para seu cliente. Muitos tem realizado investimentos em sistemas que:  – facilitam a comunicação entre o escritório e o cliente; – permitem um fluxo de documentos mais fácil; – emitem notas fiscais de forma bem simples; – permite uma maior visibilidade do que está acontecendo com a contabilidade da empresa. São pequenas coisas que podem fazer a diferença no dia a dia da sua empresa.

8. Pague seus tributos
O serviço contábil nunca deve pagar contas. Seu contador é responsável por emitir as guias e avisar do vencimento, mas é o dono do negócio quem deve cuidar do pagamento.

9. Documentos
Os documentos precisam ser enviados ao contador, analisados em relação à questões tributárias, contabilizados e depois devolvidos para a sua empresa. Você e seu escritório de contabilidade também devem pensar sobre ter uma cópia de todos os documentos digitalizada e armazenada em nuvem, por garantia. Guardar seus documentos pelo prazo legal necessário é crucial, afinal, nunca se sabe quando sua empresa irá passar por uma fiscalização!

10. Contrato de prestação de serviços
Esse é um dos pontos mais importantes na contratação de um escritório contábil. Saber o que faz parte dos serviços prestados tem que estar escrito, afinal, o que foi cominado nunca sai caro, concorda? Ter isso claro pode poupar ambas as partes de muitos conflitos no  futuro. Exija seu contrato! Entenda o objeto do contrato, as penalidades em caso de cancelamento. Prevenir nunca é demais!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *