Blog | ContadorX

Como registrar seus funcionários e pagar impostos de forma correta

Pouca gente sabe que na hora de definir o salário de um funcionário é possível pagar até 30% do valor na forma de benefícios (vale alimentação, plano de saúde, entre outros). A gente explica se isso pode ser ou não vantajoso, mas ressaltamos que para cada caso tem uma regra específica. Portanto converse com seu contador antes de pagar benefícios para seus funcionários.

Se por exemplo, você gastar uns 400 reais com cesta básica ou vale alimentação mais 100 reais com um plano de saúde para seu funcionário, o empregado recebe este valor integral.Por outro lado, se for em forma de salário, o valor sofrerá desconto de INSS e de até 27% de IRPF. Além disso, considerando que a alíquota do IR é progressiva, significa que ao transferir o valor do salário para benefícios, o empregado pagará menos IR.

Do outro lado da moeda, para o empresário, o mesmo deixa de pagar 8% de FGTS sobre a parcela paga em benefícios, assim como não tem impacto sobre o 13°, férias, nem a multa de 40% caso haja demissão por justa causa. Percebe-se que existe uma vantagem para ambas as partes, porém nunca extrapole os limites legais e não coloque seu negócio em risco.

Para fazer os trâmites de forma correta, converse com seu contador. O ContadorX pode preparar sua empresa para a contratação e cobra R$ 30 por empregado para fazer a folha de pagamento, além da contabilidade. Economize, abra sua empresa de graça ou traga a sua para o ContadorX.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *